Domingo, Dezembro 17, 2017
   
Texto
Login

Busca

Novembro Azul: município realizou ação para alertar sobre doenças que ameaçam a saúde do homem

Imprimir

O município de Vila Pavão, por meio da secretaria municipal de Saúde, promoveu na no último dia 16, o evento “Saúde do Homem”, dentro da programação do Novembro Azul para alertar e mobilizar, chamando a atenção para as doenças que ameaçam a saúde do homem.

O evento objetivou conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar sobre a necessidade de cuidar da própria saúde, consultando regularmente profissionais de saúde e mantendo sempre em dia os exames de rotina.

Apesar do tempo instável e chuvoso, mais de 200 homens de todas as partes do município compareceram ao evento, lotando por completo o auditório da Igreja Missouri, local da realização do evento.

No decorrer da ação, os homens tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao câncer de próstata, prevenção e tratamento da doença, além de poder realizar teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatite); verificação de glicemia e pressão arterial. Os homens com mais de 50 anos receberam uma autorização da Prefeitura Municipal para realizar gratuitamente em laboratório credenciado o exame PSA.

O evento teve inicio com a enfermeira Juliana W. Bichi proferindo a palestra “Saúde do Homem”. Juliana começou falando sobre as doenças cardiovasculares (infarto, acidente vascular cerebral, angina e isquemia); depois andropausa que é a diminuição do hormônio masculino (testosterona), e por último câncer de próstata (fatores de risco, sintomas, diagnostico, rastreamento, PSA, Toque retal, tratamento e prevenção).

Após a palestra foi aberto um debate, onde os homens tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas aos temas abordados.

Login Form