Domingo, Dezembro 17, 2017
   
Texto
Login

Busca

Programa de combate ao câncer de pele realiza centenas de atendimentos em Vila Pavão

Imprimir

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde do município, esse ano foram realizado 313 atendimentos, 775 crioterapias e 67 cirurgias, algumas, inclusive complexas que exigiram a implantação de enxertos nos pacientes.

Em comparação com o ano passado, houve um ligeiro aumento no volume de trabalho, mas nada comparado a anos anteriores quando eram realizados em média 600 atendimentos.

Além do rastreamento do câncer de pele, a equipe desenvolve um trabalho educativo e de conscientização, ensinando a população a se proteger com filtro solar, bonés e calça na hora do trabalho, bem como, propondo mudanças comportamentais mais saudáveis em relação à exposição ao sol e à alimentação.

Para os profissionais envolvidos no programa, essa diminuição do número de atendimentos, é um bom sinal. Significa que o câncer de pele no município regrediu, ou está sob controle, e isso se deve graças ao trabalho que está sendo desenvolvido ao longo dos anos.

O secretário municipal de Saúde Claudio da Cruz de Oliveira elogiou a dedicação dos profissionais. De acordo com ele, no sábado dia 21/10, os atendimentos foram realizados até às 21 horas e no domingo (22), se estenderam até às 14 horas. Na sua avaliação, as dificuldades e imprevistos de anos anteriores foram superados.

O programa que é desenvolvido em onze municípios do interior capixaba conta com uma grande estrutura. A equipe que atendeu em Vila Pavão no último final de semana era composta por 04 médicos e outros 46 profissionais entre enfermeiros e estudantes de medicina da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), além de 40 voluntários da secretaria municipal de Saúde e igrejas que auxiliaram os trabalhos.

O trabalho é desenvolvido nos municípios por meio da parceria: Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB/ Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)/ Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Prefeitura de Vila Pavão/ Secretaria Municipal de Saúde e Igrejas locais.

30 anos do programa
Os 30 anos de atividades do programa, completados no último dia 27 de setembro foi comemorado em Vila Pavão no último dia 21, durante a passagem do programa pelo município.

Login Form