Sábado, Novembro 18, 2017
   
Texto
Login

Busca

Hartung inaugura Praça Saudável e visita local onde será construída barragem em Alto Rio Novo

Imprimir

O governador Paulo Hartung visitou, na sexta-feira (30), o município de Alto Rio Novo, região Centro Oeste do Estado. Na ocasião realizou a entrega de uma praça esportiva e visitou o local onde será construída a barragem da sede do município. O evento contou com a presença de secretários de Estado e da população local.

A comunidade de Padre Pedro Pasi, e de toda região do entorno, ganhou uma praça de 2.500m² de construção, com equipamentos para ginástica, campo de areia, pista de corrida e caminhada e espaço para lazer da população. Um investimento de R$828.116,52.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Max da Mata, ressaltou a importância do espaço esportivo. "Fico muito feliz em inaugurar uma praça como essa, que na verdade é um espaço para a prática de saúde. É muito bom ver como Alto Rio Novo valoriza o Esporte e tenho certeza que esse espaço vai ser muito bem utilizado pela população", pontuou.

Segundo a professora do Campeões do Futuro e moradora de Alto Rio Novo Adriana Serafim, a praça será um grande espaço para a prática de atividades esportivas e será muito bem utilizado pelos alunos do projeto. "Minha vontade é trazer mais núcleos do Campeões para a praça saudável. Os alunos estão encantados com os aparelhos e principalmente com a quadra de areia. Eles estão ansiosos para começar", comentou a professora.

Além disso, a população alto-rio-novense ainda vai ganhar uma barragem no Rio Novo, afluente do Rio São José, próximo ao perímetro urbano de Alto Rio Novo, na estrada que liga a sede à comunidade de Córrego Paraíso. A capacidade de armazenando será de 153 mil metros cúbicos de água, numa área alagada de 3,87 hectares.

"Vivemos uma crise hídrica muito delicada nos últimos dois anos e isso nos mostrou que precisamos desenvolver uma série de ações junto aos municípios e produtores. Mesmo nesta crise que o país está passando, estamos com projetos importantes para reservação e produção de água. O projeto desta obra estará pronto em, aproximadamente, dois meses e, em seguida, faremos a licitação. Essa reserva de água vai trazer muitos benefícios não só para população, mas também para a natureza", ponderou o governador Paulo Hartung.

Segundo o gerente de infraestrutura e obras da Seag, Winker Denner “a barragem está muito bem localizada, próxima ao centro da cidade, numa área privilegiada. E é muito viável que seja feito um equipamento urbano agradável e importante para Alto Rio Novo, como uma praça, área de passeio. Além disso, quando a barragem ficar pronta ela poderá abastecer o município por cerca de três meses".

A barragem faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) com o objetivo de realizar a contratação de projeto de barragens em sete municípios capixabas, dentre os quais, Alto Rio Novo. O projeto deste reservatório está em fase de elaboração, com previsão de finalização no fim de agosto deste ano.

Programa Estadual de Construção de Barragens
A obra faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens, que prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.
A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Login Form