Quinta, Janeiro 18, 2018
   
Texto
Login

Busca

Barrigueira fala sobre investimentos no setor agrícola durante palestra

Imprimir

Os constantes investimentos feitos no setor agrícola em Nova Venécia têm levado o prefeito Lubiana Barrigueira a se destacar em todo o Estado, servindo inclusive como referência para outros municípios.

No último dia 15, o chefe do executivo veneciano foi convidado para fazer uma palestra durante o 2º Encontro Estadual de Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, realizado no hotel China Park, em Domingos Martins. Barrigueira foi o único prefeito entre os palestrantes. Junto com ele, estiveram presentes os secretários municipais de Agricultura, Natalino Cassaro, e o de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves.

Na oportunidade, Barrigueira destacou os investimentos no meio rural e falou da importância do evento para ajustar as questões que envolvem agricultura e meio ambiente. “Sinto-me honrado em poder colaborar para que os outros municípios também possam se desenvolver no meio rural. Nossas investidas, assim como é o caso do nosso Programa de Construção de Barragens em parceria com o produtor rural, garantem que o homem do campo tenha condições de permanecer no meio rural produzindo e com qualidade de vida. Estamos de portas abertas para quem quiser conhecer nossa forma de trabalho. Além disso, considero importante este evento para que os municípios aqui representados possam alinhar suas políticas públicas junto ao estado, trabalhando de forma integrada no tocante a ações da Agricultura com o Meio Ambiente", disse o prefeito.

Durante o evento, foram debatidas outras ações do Governo do Estado relacionadas à agricultura, meio ambiente, inovações nas legislações e políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), juntamente aos municípios. Além disso foram apresentadas as funções das autarquias do Estado nestas duas áreas e serão debatidas e apresentadas as ações voltadas para a Agricultura e o Meio Ambiente.

As outras palestras e apresentações foram comandadas por profissionais das secretarias e órgãos envolvidos e especialistas convidados.
Estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira; o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu; o diretor-presidente da Ceasa, Luiz Carlos Prezotti; o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti; o diretor-presidente da Agerh, Leonardo Deptulski; o senador Ricardo Ferraço, além de outras lideranças.

Nova Venécia lidera em licenciamento de barragens
As novas regras para o licenciamento de barragens também foram apresentadas pela chefe da Seção de Recursos Hídricos e Solos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ahnaiá Zanotelli Dias da Silva.
O Idaf registrou a regularização de 1.845 barragens durante o ano de 2017, seja por meio de licenças ou dispensas de licenciamento. O número é importante e reflete a conscientização dos produtores e ainda a simplificação da legislação realizada pelo Instituto em 2014. O município com o maior número de barragens registradas junto ao Idaf foi Nova Venécia, por ter se antecipado e adequado o processo de licenciamento ambiental.

Login Form