Domingo, Dezembro 17, 2017
   
Texto
Login

Busca

Nova Venécia vai receber equipamentos para fortalecer a agricultura familiar

Imprimir

Nova Venécia está entre os 25 municípios do Espírito Santo que vão receber equipamentos para modernização das centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar.

Serão R$379.798,20 em equipamentos liberados para Nova Venécia por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Entre os equipamentos estão caminhão baú refrigerado, veículo, balanças, caixas plásticas, computador, impressora, freezers, câmara fria, dentre outros.

Na manhã da última terça-feira (24), o secretário Municipal de Planejamento, Edson Marchiori, e o secretário Municipal de Agricultura, Natalino Cassaro, estiveram na Seag onde, juntamente com prefeitos e secretários de outros municípios, receberam orientações sobre os procedimentos que precisam ser adotados no município para receber os equipamentos.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, participou da reunião e explicou que o objetivo é equipar e dar suporte a distribuição dos produtos oriundos da agricultura familiar. “A primeira parcela dos R$ 8,9 milhões para a aquisição dos equipamentos para mini Ceasas já está disponível. Foram os municípios que indicaram, em 2014, o que precisavam. Conseguimos resgatar este ano o convênio para repassar o material para as cidades. Hoje, os prefeitos foram orientados sobre o que fazer para receber os equipamentos, que vão fortalecer e agricultura familiar do Estado e dar condições de melhor distribuição dos alimentos”, disse Octaciano Neto.

Para Edson Marchiori, o investimento chega em um momento certo. “É um projeto muito importante para Nova Venécia. Agradecemos por esse investimento que chega em bom momento para que possamos fortalecer nossas ações em prol das famílias do campo, fomentando a geração de emprego e renda no interior, gerando qualidade de vida e diminuindo o êxodo rural. Tudo vem a calhar com o projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural em Nova Venécia e região que está sendo implantado no município”, disse Marchiori.

Já Natalino Cassaro falou da importância que o pequeno produtor representa para a economia local. “Temos uma agricultura familiar bem forte que já entregam seus produtos tanto para merenda escolar quanto para outras instituições. Esses equipamentos ajudarão a melhorar a qualidade dos produtos e a distribuição. Temos muitas propriedades pequenas no município que são tocadas por famílias, o que representa grande parte da nossa economia”, declarou o secretário Municipal de Agricultura.

Além de Nova Venécia, serão contemplados os municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Pavão.

Login Form