Domingo, Dezembro 17, 2017
   
Texto
Login

Busca

Plano de Contingência de Nova Venécia é apresentado durante Audiência Pública

Imprimir

A Defesa Civil de Nova Venécia apresentou no último dia 19, o Plano Municipal de Contingência, Proteção e Defesa Civil. O evento foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Lubiana Barrigueira, presidente da Câmara e vereadores, coordenador regional da Defesa Civil, Alderiones Leite, representantes do Corpo de Bombeiros, secretários municipais, membros de instituições do município e outros segmentos da sociedade.

Os participantes puderam conhecer detalhadamente as ações de prevenção e procedimentos que devem ser adotados, caso um desastre natural aconteça na cidade, como é o caso de 2013 quando Nova Venécia foi atingida por uma forte enchente.

Na ocasião, o palestrante tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Helbert de Carvalho, falou sobre a importância do Plano para responder de maneira eficiente, caso o município se depare com alguma situação de emergência. “O plano estabelece os procedimentos a serem adotados pela comunidade e pelos órgãos envolvidos quando uma enchente ou deslizamento acontece. Dessa forma, teremos planejado o que fazer, quem fazer, como fazer e quando fazer”, explicou.

O Plano foi elaborado pela coordenadoria da Defesa Civil do município a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes caracterizados como hipóteses de desastres.

O prefeito Lubiana Barrigueira destacou que o poder público deve agir de maneira preventiva, definindo responsabilidades para agir de maneira eficiente quando se confrontar com uma situação de emergência adversa. “Um Plano Municipal de Contingência passa a ser algo necessário, indispensável para garantir a proteção das famílias”, disse.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Alderiones Leite, “a ideia é estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a eventos naturais”.

O Plano foi elaborado para lidar com situações a possíveis desastres como: enxurradas, vendavais, granizo, alagamentos, deslizamentos, inundações e incêndios.

Login Form